contador de visitas

sábado, 7 de março de 2009

ADULTO TEM QUE AGIR COMO ADULTO



CRÔNICA 23



A sogra de uma amiga, quando soube que ela queria se separar de seu filho, chamou-a para uma conversa amiga, de mulher para mulher, de mãe para filha (ela podia trata-la assim, não podia?). Em cinco minutos de conversa, estava bastante claro o objetivo do convite: tentar convencê-la a todo custo que ela não deveria (ou não poderia) abandonar o marido (por sinal, seu filho).
Não há dúvida de que separação não é uma coisa boa, sendo a causa número um de depressão, antes até da viuvez ou da perda de alguém querido. Por outro lado, sabe-se também que a maioria dos relacionamentos estatisticamente acaba em separação. Isto não diminui a dor, mas há muito desfez o tabu e descriminação que havia em relação a pessoas separadas. Em escolas de certos bairros, a maioria dos alunos tem os pais separados, razão pela qual já não se festeja mais o dia dos pais e, às vezes, nem o das mães. Para evitar o constrangimento do aluno diante da ausência dos pais.
Só que a sogra (a quase-mãe) mudou, em pouco tempo, o tom de voz e a atitude. Disse-lhe que uma mulher de bem não deixa o marido, não destrói uma família. Disse-lhe para pensar melhor, pois logo,logo iria se arrepender e então seria tarde e que nunca mais ela seria feliz de novo. Mais do que uma relação era à vida dos dois que ela estava pondo um fim e só Deus tem o direito de tirar a vida do homem.
Pouparei os leitores da continuação do melodrama. Só não digo que a sogra chamou-a de vadia e bandida porque este espaço não usa este tipo de linguagem. Direi apenas que depois de 40 minutos, a nora saiu do apartamento da sogra, sem ar e abalada. Sem saber o que fazer ou para onde ir, telefonou-me para encontrá-la. Como a hora não era de censura, pouco falei em nosso encontro, limitando mais a escutá-la.
Agora, na crônica, envio-lhe o recado. O que ela esperava do discurso da sogra? Que homem é este que precisa que a mãe fale autoritariamente com a própria mulher? Que mulher é esta que vai à casa da sogra para ouvir suas censuras e críticas? Talvez esteja aí a causa (ou uma delas) da separação: apesar da idade, o casal se portava como filhos, não como adultos.
E, quanto à sogra, que desastre!

Katia Sarkis








Nenhum comentário:

Postar um comentário