contador de visitas

segunda-feira, 23 de março de 2009

MEU REINO POR MIM MESMO


CRÔNICA 38


Se há uma pergunta que devemos nos fazer com uma certa freqüência (pelo menos de seis em seis meses) é a seguinte: É a minha vida a vida que estou vivendo?
Raramente a resposta é positiva, digo, inteiramente positiva, pois quase sempre estamos vivendo algo de vidas alheias. A partir da resposta (honesta, é claro), cabe a você fazer alguma coisa para se tornar mais parecido com o que você é.
Mais do que passar a vida em busca da felicidade - coisa, que, na prática, a maioria não faz mesmo – passamos a vida em busca de nós mesmos, de nossa identidade. Queremos ser o que somos. Eis o nosso mais justo desejo.
Primeiramente, temos que saber o que somos ou o que queremos ser ou, ainda, em quem queremos nos transformar. Além do mais, não somos os mesmos o tempo inteiro, pois ele passa e a vida se modifica. A história, que não é aquela matéria escolar que muitos ignoram, existe. E a história é acontecimento, mudança.
Se eu perguntar sobre os seus problemas, você responderá com rapidez e facilidade. Talvez até se estenda na resposta e faça uma lista, ou chore com pena de si mesmo. Mas agora que você já enumerou os problemas e apontou os causadores deles, que tal responder à pergunta inicial: Você está vivendo a sua vida?
E por que não? Você não pode delegar a outro que a viva por você, que seja feliz por você, que realize seus desejos por você. Não há substituto. Você é o único ator que pode representar seu personagem. E que bom que seja desta maneira!
A vida é, portanto, pessoal e intransferível.
Agora examine a sua resposta. Quanto mais longa, melhor, pois mais material você tem para a análise. O que o impede de viver a sua vida? A sociedade? O patrão? A família? O parceiro? Os filhos? A idade? O país?
Mudemos a pergunta: Por que você impede de viver a sua vida? O que faz contra você mesmo? Respire fundo, relaxe e responda.
Bem, agora a resposta ficou difícil de ser dita, como se você não a soubesse. Mas você sabe. Só você sabe. Vá, diga o que está fazendo para ser você mesmo? Esqueça os problemas e responda a você mesmo o que você tem feito para viver a sua vida? Quem sabe se, quando você encontrar a resposta, a maioria dos problemas diminua e até desapareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário