contador de visitas

terça-feira, 24 de março de 2009

VOCÊ VIVE A SUA VIDA? II


CRÔNICA 39

VOCÊ VIVE A SUA VIDA? II

Reunimos aqui algumas respostas: não, eu não tenho tempo; meu marido não deixa; meus pais me criaram para ser o que eles queriam ter sido e não foram; minha mulher exige que eu seja outro; meus filhos não me dão tempo; o salário é baixo; gostaria mas moro longe da capital; com a doença que tenho, não dá; não tenho dinheiro para ser o que quero; não tenho mais idade; sinto dificuldade de ser o que sou; não sei o que quero ser ou o que sou...
Você provavelmente identificou duas ou mais respostas como suas. Acontece que as pessoas se parecem: têm os mesmos problemas e eles têm as mesmas causas. O primeiro passo, ainda que óbvio, vale a pena ser repetido é você saber o que é ou o que quer ser. Não vale dizer que gostaria de ser bailarina, mas que, com trinta anos, não dá mais...
É claro que, como somos seres históricos, não podemos ser mais bailarinos com trinta anos e coisas semelhantes. Não podemos ser cultos, se aos 50 ainda somos analfabetos. O que somos (e o que podemos ser) no presente é resultado do que fizemos antes. Não dá para simplesmente apagar a história de nossa vida, como se fosse um desenho, e redesenhá-la. Isto não quer dizer que ser bailarino é a única opção da sua vida, visto que seu corpo já não permite mais que você seja um profissional da dança. No entanto, se for uma questão de prazer, você ainda pode ter aulas de balé e dançar por hobby.
Seja, portanto, realista. Diga o que você quer ser dentro de suas circunstâncias. O seu querer tem que ser verossímil. Isto é, tem que ser viável e tem que depender só de você. Você não pode desejar ser filho de senador, pois este desejo implica a vida de seu pai e o tempo, como é elementar, não retrocede.
Agora veja por que razões (geralmente é no plural) você não consegue ser o que você é. Escreva-as num papel. Seja honesto consigo mesmo: se forem dez, não escreva apenas sete. Depois pense como enfrentará cada uma delas. Sim, vai levar tempo. Talvez muito tempo, ou mesmo a vida toda.
Mas você pode começar já a dar um passo ao encontro de você mesmo. Lembre-se de que, sem este primeiro, você não alcançará o ducentésimo-trigésimo-segundo, por exemplo...

Katia Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário